Anestesia na inserção de DIU

Como já explicamos em postagem anterior, a inserção de DIU em nuligestas (mulheres sem filhos) pode ser um procedimento bem doloroso devido ao menor tamanho da cavidade uterina e ao fato do canal cervical – por onde tem que passar o aplicador do DIU – mais estreito do que em mulheres que já tiveram filhos. Essa dificuldade pode também ser devida ao diâmetro do tubo de inserção, que varia entre os vários modelos de DIU.

Além do mais, a dor causada pela inserção pode levar a um reflexo vasovagal que se caracteriza pelo desequilíbrio no sistema nervoso autônomo que, ao gerar a queda na pressão arterial e dos batimentos cardíacos, leva a pessoa a perder de forma transitória a consciência e a força muscular. Náusea, palidez, e transpiração são outros sintomas frequentes.

Portanto, consideramos que nas mulheres sem filhos, a inserção deve efetuada com anestesia. Mulheres que só tiveram cesarianas, que já tiveram filhos há muitos anos ou estão na pré-menopausa, também se beneficiam dela.

O procedimento anestésico local é feito com gel ou spray no colo e depois anestesia intracervical.

No entanto, além dos procedimentos anteriores, nós utilizamos um recurso que alia a tecnologia com princípios da acupuntura.

Usamos o aparelho TENS, também conhecida por neuroestimulação elétrica transcutânea, que é um método eficaz, seguro e não invasivo de tratamento de dores crônicas e agudas, sem que seja necessário o uso de medicamentos.

Os eletrodos são posicionados em território da segmentação nervosa determinadas pela medida em cun. Este é um sistema de medição anatômico chinês é um componente essencial dos métodos tradicionais de localização de pontos usados na acupuntura.

Depois, ligamos o aparelho e regulamos a intensidade das ondas de alta frequência de acordo com cada caso.

Os resultados são muito bons e permite uma inserção tranquila e com o mínimo de incômodo possível.

Palavras-chave: anestesia, DIU, inserção de DIU, nuligestas, Tens, neuroestimulação, acupuntura.

Prof. Antônio Aleixo Neto
Mestre em Saúde da Mulher (UFMG)
Master in Public Health (Harvard University)
© Todos os direitos reservados

Compartilhe este artigo

Assine nossa newsletter

e receba em primeira mão todo o conteúdo

Últimos posts

DIU

Quais são os DIUs mais adequados para adolescentes?

Os DIUs são excelentes escolhas para as adolescentes: •       Práticos (não estão sujeitos a esquecimentos) •       Eficazes (mais de 99%) •       Alta duração (5 anos) Recomenda-se que usem